Como mudar a tela de entrada do Windows XP?

Você pode deixar uma imagem em bitmap fixa, em vez do tradicional logo com as barrinhas andantes. Pode ser o logo da sua empresa, a foto da sua namorada... O que você quiser! E é mais fácil de alterar do que no Windows 98.

Primeiro, crie uma imagem em bitmap no tamanho 640 x 480 pixels, de apenas 16 cores (TEM QUE SER DE APENAS 16 CORES, cuidado ao salvar: use o Paint, e salve como "Bitmap de 16 cores"). Salve-a com o nome "Boot.bmp", na pasta do Windows.

Feito isso, você deve adicionar os parâmetros "/bootlogo /noguiboot" no comando de inicialização do Windows, no arquivo "boot.ini". O XP facilita a edição desse arquivo, alterando o atributo de somente leitura dele para que você possa salvá-lo. Vá nas propriedades do "Meu computador", guia "Avançado", e clique no botão "Configurações" da seção "Inicialização e recuperação". Há um botão "Editar" no primeiro quadro da tela "Inicialização e recuperação", clique nele. O "boot.ini" será aberto no Bloco de notas. Provavelmente o último parâmetro será o "/fastdetect", adicione na mesma linha:

/bootlogo /noguiboot

Ficará algo como:

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect /bootlogo /noguiboot

(O começo dessa linha pode variar dependendo do seu computador. Não altere ela inteira, apenas adicione /bootlogo /noguiboot no final, senão seu sistema poderá não iniciar mais.)

Salve o arquivo no bloco de notas, e dê os OKs necessários para fechar as janelas abertas. Feito isso, reinicie o computador!

Dica: se você adicionar os parâmetros "/bootlogo /noguiboot" sem existir uma imagem de nome "Boot.bmp" na pasta do Windows, o Windows XP iniciará com uma tela totalmente preta, só mudando para azul ao carregar a tela de logon.

Creditos: Marcos Elias



Receba automaticamente novidades via email ou RSS.
Entre em contato para nos sugerir ou enviar uma Materia/Post.